Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Nego d'água e Mãe d'água



Os passeios da Barca Rio dos Currais tem crescido bastante e a procura pelo turismo náutico nas águas mansas do Velho Chico está cada vez maior. Pioneiros nessa prática na região, os passeios da barca misturam diversão, poesia, música, gastronomia e acima de tudo cultura. Um detalhe engraçado que venho ressaltar nessa postagem é a forma como os banheiros masculino e feminino estão sinalizados. O masculino como "Nego d'água" e o feminino como "Mãe d'água". Ambos personagens são lendas do Rio São Francisco.




Diz a lenda que o Nego d'água é filho da Mãe d'água com o Surubim Rei e habita as profundezas do Rio São Francisco. O Nego d'água é louco por fumo de mascar, e, quando pede ao pescador, caso ele não lhe dê o fumo, ele afugenta os peixes, corta a rede e pode até virar a embarcação. Não pode também ver uma morena bonita à beira do rio que quer levá-la para o fundo as águas.
Uma passagem obrigatória em todos os passeios é em frente ao bairro Angari, um tradicional bairro de pescadores, onde o artista plástico Lêdo Ivo colocou uma estátua representando o Nego d'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário